Notícias e Artigos

Trabalhamos com todos os tipos de pesquisas, sempre oferecendo ao cliente a melhor alternativa existente para cada demanda.

Artigos, Notícias e Artigos

Pesquisa de Opinião – Você confia nas pesquisas eleitorais?

AGP Pesquisas

A suspeita de manipulação de pesquisas eleitorais poderá ser tema de CPI no Congresso Nacional. A discrepância entre as previsões dos resultados das eleições publicadas por vários institutos de pesquisa e o resultado das urnas – inclusive nas últimas eleições – fez com que 225 deputados assinassem o requerimento de criação da CPI das Pesquisas Eleitorais.

As pesquisas, segundo o deputado, são um poderoso elemento de marketing na campanha eleitoral. Muitas pessoas se deixam levar pelas pesquisas para decidirem seus votos. O candidato mais bem avaliado nas pesquisas usa esses números para desmoralizar os oponentes durante as campanhas, e convencer eleitores indecisos a votarem nele. O chamado “voto útil” também é outro efeito direto das pesquisas eleitorais, uma vez que o eleitor, percebendo por meio de uma pesquisa que o candidato preferido dele tem poucas chances de ganhar, muda o voto para outro candidato que tenha mais chances de ser eleito.

Dessa forma, a AGP foi às ruas de São Paulo perguntar: Você confia nas pesquisas eleitorais?

A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, através de um questionário de seis perguntas, que traçava o perfil do entrevistado e a opinião do mesmo sobre pesquisas estatísticas. Foram entrevistadas 300 pessoas por toda a cidade.

Dentre os entrevistados, 68% disseram não confiar em pesquisas eleitorais (aproximadamente 2 a cada 3 pessoas), o que indica a desconfiança geral da população. Os outros tipos de pesquisa possuem melhor aceitação – 60% confiam no resultado, especialmente em pesquisas realizadas pelo IBGE, além de pesquisas relacionadas a produtos e a população.

Apenas 17% dizem que o resultado da pesquisa influencia o seu voto. Entre os motivos destacados, “ajuda a decidir o voto” e “vota no que está ganhando para não desperdiçar”. Os que dizem não, o principal motivo alegado é que votam de acordo com a sua própria opinião.

Leia também

  • 04/07/2017 - Millennials e empreendedorismo

    Pesquisa do Instituto AGP revela expectativas dos millennials em relação ao futuro e como eles enxergam o empreendedorismo.   A geração millennial, composta por jovens nascidos entre 1980 e 2000, possui características e anseios diferentes das gerações anteriores, principalmente no [Leia mais]

  • 04/07/2017 - Hábitos de compra da população com mais de 60 anos

    Instituto AGP revela hábitos de compra da população acima de 60 anos.       Com o aumento do número de idosos no Brasil, se torna cada vez mais importante conhecer e entender os hábitos e comportamentos dessa faixa da população. Pensando nisso, o Instituto AGP, real [Leia mais]

  • 04/07/2017 - Sono dos Paulistanos

    Pesquisa do Instituto AGP revela como o paulistano tem dormido.     Pesquisa realizada com mais de 400 moradores da cidade revelou os hábitos de sono dos paulistanos e mostra resultado preocupante: 60% dos habitantes da cidade dorme menos de 7 horas por noite, ou seja, menos do q [Leia mais]

Últimas notícias

Metodologias

Trabalhamos com todas as metodologias disponíveis para a coleta de informações, e certamente uma delas é a adequada para a sua necessidade.