O que é MAXDIFF?

Autor: Aecio
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O que é MaxDiff? Onde pode ser o MaxDiff pode ser utilizado? Como funciona o MaxDiff?

Diversas são as dúvidas todas as vezes que se fala em MaxDiff, mas apesar do nome ser estranho para muitos, a técnica em si, é algo simples de se aplicar, facilitando e muito a vida das pessoas que participam das pesquisas. Abaixo detalhamos um pouco melhor a técnica.

 

O que é MaxDiff?

Comecemos do início, MaxDiff é a abreviação de Maximum Difference Scaling, complicou mais? A AGP Pesquisas simplifica para você, MaxDiff nada mais é do que uma técnica que permite medir a importância relativa de um conjunto de características específica.

 

Onde o MaxDiff pode ser utilizado?

A técnica pode te auxiliar em diversos projetos de pesquisa, desde a hora de definir quais os benefícios os colaboradores de uma empresa amais valorizam, ou para ranquear as marcas disponíveis em uma determinada categoria de produtos (refrigerantes, snacks, praça de alimentação de um shopping, etc.), e até mesmo na hora de decidir seu portfólio ideal de sabores de um produto (nossa escolha para exemplificar melhor a técnica neste nosso post).

 

Como funciona o MaxDiff?

Para explicar com um exemplo prático, imagina que você se depara com a situação abaixo, você chega em uma sorveteria e se vê diante de uma vitrine com 15 deliciosos sabores de sorvetes, como foram definidos quais sabores estariam ali? Quem optou por incluir 4 opções distintas com chocolate e excluir o de abacaxi? Temos que falar a verdade, muitas vezes isso é feito na tentativa e erro, ou seja, incluem e retiram sabores até acertarem o mix ideal a deixar na vitrine. É neste tipo de situação que o MaxDiff auxilia em uma pesquisa.

A técnica ajuda a priorizar os sabores, sem apresentar a lista completa a ninguém, afinal, se você apresentar uma lista de 100 potenciais sabores (algo semelhante a imagem abaixo), e pedir para o consumidor selecionar os 15 preferidos, a tarefa se torna árdua, e o consumidor tende a selecionar os 3 ou 5 principais e escolher os outros de forma genérica.

 

Aplicando a técnica MaxDiff, podemos apresentar os sabores 3 a 3 ou 4 a 4 por exemplo e a pergunta sem será, dentre essas opções qual você escolheria e qual excluiria (ou qual atributo é mais importante e qual o mais irrelevante). Perceberam a sutil diferença, agora, ao invés de ter uma lista de 100 sabores (ou 20 na imagem acima), a cada pergunta, o consumidor recebe um novo pacote de sabores para escolher, e os participantes respondem alguns cenários na sequência (como na imagem abaixo, a sequência de trios avaliados a esquerda, e o resultado a direita), sendo que a pergunta é sempre a mesma, facilitando, e muito a vida do participante, e tornando o questionário menos cansativo do que quando pedimos para ranquear todos os sabores de uma única vez.

Nosso sistema é programado com toda a inteligência para apresentar combinações aleatórias dos sabores, e após a pesquisa, nossa equipe de estatísticos entra em ação para analisar todo o conteúdo do projeto. Na entrega, sua empresa recebe o ranking montado através da técnica, e fica muito mais fácil determinar quais sabores, produtos, benefícios, ou qualquer outra característica de interesse da pesquisa, deve ser utilizado no plano de ação de seu projeto.

Neste link (clique aqui para acessar o questionário), criamos um questionário para que entenda na prática como o participante vai responder a pesquisa, mas desta vez avaliando um conjunto de benefícios que poderiam estar sendo testados por uma área de RH, por exemplo. Ao final, você poderá ver como estão os resultados parciais.

 

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Outros tipos de pesquisa e técnicas que utilizamos:

Conjoint

Tracking

Elasticidade de Preço (PSM)

Teste de Produtos Domiciliar (HUT)

Teste de embalagem com Heatmap