A utilização de IA na Pesquisa de Mercado

Autor: Aecio
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A Inteligência Artificial (carinhosamente apelidada como “IA”) é a grande inovação tecnológica dos últimos anos. Foi um início avassalador, seguido de um período de questionamentos e dúvidas sobre o potencial real e os riscos que ela representavam. Após esse período de acomodação, a sociedade parece ter identificado melhor como utilizar essa tecnologia a favor da população. “Não foi diferente em nosso mercado: A utilização de IA na Pesquisa de Mercado também foi muito questionada, usada de forma errônea e até perigosa por algumas empresas, mas existem benefícios claros que devem ser aproveitados e utilizados em prol da sociedade” afirma o sócio Gustavo Okuyama, Diretor de Inteligência da AGP Pesquisas.

 

Pontos positivos e negativos

Dentro da pesquisa de mercado, as principais mudanças são:

Pontos positivos:
– Ganho de escala em atividades repetitivas e demoradas, como coleta e análise de dados
– Desenvolvimento de questionários iniciais para posterior aprofundamento do analista de pesquisa
– Criação de algoritmos que permitem correlacionar dados e identificar padrões de forma mais rápida

Pontos negativos:
– Limitação para perceber viés nos dados, perpetuando cenários que não condizem com a realidade
– Utilização excessiva da tecnologia leva a diminuição da avaliação crítica das análises apresentadas

 

A Pesquisa de Mercado como conhecemos vai acabar?

As ferramentas como o ChatGPT são úteis para o dia a dia de um pesquisador, mas é preciso ensiná-las a fornecer insights precisos. Entretanto, as empresas que aprenderem a lidar com isso antes vão sair na frente.

“Não podemos negar ou deixar de usufruir dos benefícios trazidos pela tecnologia, entretanto é exagero dizer que o mercado e seus profissionais correm risco de extinção. A utilização de IA na Pesquisa de Mercado veio pra ficar, contudo o aspecto humano da análise de dados e na forma de contar a estória para o cliente nunca vai sair de moda.” afirma Antonio Perina, Diretor Comercial da AGP Pesquisas.