Análise Conjunta (Conjoint Analysis)

Análise Conjunta (Conjoint Analysis)

Autor: Aecio
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O que é Análise Conjunta (Conjoint Analysis)?

A Análise Conjunta (Conjoint Analysis) é uma técnica estatística que avalia o quanto um atributo agrega a um produto ou serviço no momento de decisão de compra dos consumidores.

 

Quais os tipos de atributos podem ser incluídos em uma Conjoint?

Os atributos que podemos avaliar através da Conjoint são os mais diversos, desde características de um carro (ar condicionado, direção hidráulica, câmbio automático, etc.), até características de um plano de telefonia (minutos para outras operadoras, roaming internacional, franquia de internet, etc.). Note, não importa se estamos falando de um serviço ou de um produto físico, sempre teremos atributos que podem ser testados junto aos consumidores.

Claro que citamos apenas alguns exemplos hipotéticos e de segmentos distintos, mas quando aprofundamos o estudo em um produto específico, buscamos entender junto aos criadores, quais foram os aspectos que foram levados em consideração durante o desenvolvimento daquele produto.

 

Como a análise conjoint é aplicada?

Após definição de quais características serão testadas, chega o momento de criar de fato o questionário estruturado para a Conjoint, incluindo cenários distintos de produtos para que o consumidor aponte qual seria a escolha no momento de compra. Para facilitar a compreensão, criamos um questionário avaliando os seguintes atributos em um plano de telefonia móvel:

  • Franquia de internet (1GB ou 3 GB ou 10GB)
  • Minutos para outras operadoras (50 ou 100 ou 200 minutos por mês)
  • Redes sociais sem descontar da franquia (WhatsApp ou WhatsApp+Facebook+TikTok ou Youtube)
  • Roaming internacional (sem roaming internacional ou Livre em países da América do Sul ou Livre nos Estados Unidos)

Veja no link abaixo como ficam os cenários apresentados ao participante neste exemplo do plano de telefonia móvel.

Clique aqui para acessar o questionário exemplo.

 

De que forma devo interpretar os resultados de uma Análise Conjunta (Conjoint Analysis)?

O ideal, é que um estatístico auxilie na interpretação dos resultados, pois este é o profissional que consegue transformar dados em informação relevante para o negócio.

Geramos a tabela abaixo baseado nas respostas da pergunta “Qual plano de celular você prefere”, que estamos utilizando para exemplificar a aplicação do método conjoint. Neste caso, o atributo “franquia de internet”, foi o atributo com maior influência na decisão de compra, com destaque para o plano com franquia de 3GB.

No link abaixo você pode ver a classificação dos demais atributos dessa simulação.

Clique aqui para ver o exemplo de resultado.

 

Gostaria de receber uma proposta com análise conjoint? Entre em contato que te indicaremos ao especialista adequado para suas necessidades.

 

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