Erro amostral e intervalo de confiança

O que é Margem de Erro e Nível de Confiança?

Autor: Aecio
Categorias
Data:

O que é Margem de Erro e Nível de Confiança?

Diversas são as confusões entre Margem de Erro e Nível de Confiança, mas você chegou ao local correto para esclarecer a diferença entre os dois termos, e entender de uma vez por todas seus significados.

Sempre vemos aquela reportagem (normalmente de pesquisas eleitorais), em que o apresentador diz:

“Esta pesquisa tem uma margem de erro de 5% com um nível de confiança de 95%”

E é justamente aí que começa a confusão, muita gente pensa que qualquer pesquisa com margem de erro de 5% terá 95% de confiança e a pesquisa com margem de erro de 2%, terá um nível de confiança de 98%, mas o erro amostral e o nível de confiança não estão ligados dessa forma, veja a explicação abaixo para compreender os termos de uma vez por todas:

 

Margem de Erro

Como é praticamente impossível entrevistarmos 100% das pessoas de um determinado grupo, cidade ou país, temos um cálculo estatístico, que mensura a margem de erro, ou seja, entrevistando apenas uma parte do meu público de interesse, eu consigo inferir para a população como um todo, que aquele número identificado na pesquisa, representa um número próximo do número real de entrevistarmos a população toda.

Indo direto ao ponto, se eu faço uma pesquisa com uma margem de erro de 5%, e identifico que 50% das pessoas escolhem a opção A, eu posso inferir, pelo erro amostral, que esse 50% varia 5 pontos percentuais para baixo e para cima, ou seja, se entrevistarmos a população toda, teremos algo entre 45% e 55% optando pela opção A.

Em um segundo cenário, se a pesquisa tem margem de erro de 2%, e chegamos a 51% de escolha na opção A, por exemplo, neste caso, eu irei esperar, que na população como um todo, entre 49% e 53% escolham a opção A.

Ou seja, quanto menor o erro amostral, maior é a minha amostra e consequentemente, mais próximo da realidade da população estaremos.

 

Nível de Confiança

O termo é bem mais simples do que parece, neste caso, estamos determinando quantas vezes, ao replicarmos uma mesma pesquisa 100 vezes, esperamos que o resultado obtido fuja desse nosso nível de confiança. Ou seja, se eu faço uma pesquisa com 95% de confiança, eu espero que, ao realizarmos 100 vezes essa mesma pesquisa, apenas 5 casos fujam do nosso erro amostral, e se meu nível de confiança for 99%, eu espero errar apenas uma vez para fora da margem de erro.

Enquanto o erro amostral menor, exige uma amostra maior, no caso do nível de confiança é o oposto, quanto menor o nível, menor a amostra necessária.

 

Veja abaixo exemplos práticos de amostra necessária de acordo com o erro amostral e nível de confiança em conjunto

População de interesse = 100.000 pessoas

  • Nível de confiança de 90%
    • Margem de erro de 5% precisaremos de uma amostra de 270 entrevistas
    • Margem de erro de 2% precisaremos de uma amostra de 1.663 entrevistas

 

  • Nível de confiança de 95%
    • Margem de erro de 5% precisaremos de uma amostra de 383 entrevistas
    • Margem de erro de 2% precisaremos de uma amostra de 2.345 entrevistas

 

  • Nível de confiança de 99%
    • Margem de erro de 5% precisaremos de uma amostra de 660 entrevistas
    • Margem de erro de 2% precisaremos de uma amostra de 3.982 entrevistas

 

Entendeu O que é Margem de Erro e Nível de Confiança?

 

Veja outros posts nossos:

Conjoint Analysis

MaxDiff