Tracking de Marca

Pesquisa de Tracking

Autor: Aecio
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Pesquisa de Tracking, o que é?

A pesquisa de Tracking é uma pesquisa realizada em ondas, ou seja, são realizadas mais de uma vez em um determinado período. O tracking pode ser semanal, mensal, trimestral, anual ou em qualquer outra periodicidade, de acordo com os objetivos da empresa.

 

Para que serve a pesquisa de tracking?

Temos duas grandes utilidades para pesquisas de tracking. A primeira delas é para um monitoramento contínuo de algo que queremos acompanhar, como a imagem ou a força de uma marca ou o monitoramento de concorrentes, através de um tracking de segmento. A segunda utilidade de uma pesquisa em ondas, é avaliar o antes, o durante e o após de alguma campanha de marketing específica.

Notem, o ideal, é não incluir tudo em um mesmo tracking, ou teremos resultados superficiais sobre cada tema.

Abaixo, detalharemos um pouco melhor cada um dos tipos de tracking que citamos.

 

Tracking de Imagem de Marca

Vemos o tempo todo empresas que investem cada vez mais em diversos tipos de campanha, desde campanhas voltadas exclusivamente para vendas, até campanhas de fixação da marca, incluindo também campanhas para mostrar que é uma marca inclusiva, ou que defende alguma causa, como movimentos sociais ou culturais.

Mas, e aí, qual é o efeito pratico dessas campanhas, o que a população, ou os consumidores pensam no pós campanha? A imagem da marca melhora ou piora quando envolvida em publicidade de venda? E a publicidade inclusiva, tem realmente apenas efeitos positivos?

É neste momento que vemos a importância de um tracking de marca, ao monitorarmos a imagem de determinada marca ao longo do ano, conseguimos fornecer para a equipe de marketing, informações essenciais para correções de rota ou para reforço de determinadas campanhas, tudo é claro, de acordo com os objetivos da empresa.

 

Tracking de Concorrência

Diferente do tracking de marca, em que monitoramos tudo sobre uma determinada marca, no tracking de concorrência, monitoramos todas as empresas de um determinado segmento, buscando entender, junto aos consumidores, quais as marcas mais fortes (Top of Mind) e com quais marcas do segmento, as pessoas mais se identificam.

A vantagem de um monitoramento contínuo da concorrência, é que é possível identificar quando uma nova marca surge, ou quando algum concorrente ganha força de uma onda para outra da campanha, possibilitando que a equipe de marketing da empresa crie um plano de ação para que sua marca reaja frente ao concorrente.

 

Tracking de Comportamento de Consumidores

Este monitoramento é essencial para as empresas que lançam produtos e serviços de forma constante, pois conseguimos monitorar os hábitos de consumo do público alvo, e a empresa consegue identificar mudanças de comportamento antes que isso se torne conhecimento difundido, possibilitando que a empresa desenvolva seus novos produtos antes da concorrência.

Mais uma vez, a importância de realizar ondas periódicas, é que conseguimos identificar novos comportamentos logo que se iniciam (como a busca de uma alimentação mais saudável), e também, identificar quando algo é um comportamento sazonal (como um aumento no consumo de sorvetes).

Um exemplo que temos na AGP, é o Tracking de hábitos de compra da população acima de 60 anos, que realizamos em parceria com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

 

Tracking de Campanha

Essa é a única pesquisa de tracking que tem início, meio e fim, ou seja, ela se encerra algum tempo depois do final das campanha. A única exceção, é quando a empresa transforma essa pesquisa em um monitoramento contínuo para a marca, ou seja, deixamos de mapear com o foco apenas em uma campanha, e incluímos todas as campanhas no tracking de marca.

 

Qual a periodicidade ideal de um tracking?

De forma geral, quanto mais frequente, melhor, porém, temos que identificar os objetivos primários do tracking, bem como, avaliar o valor a ser investido. Na AGP, realizamos desde tracking semanal, para monitorar o efeito de campanhas novas, até tracking anual, para casos em que as mudanças são mais lentas.

 

Gostaria de receber uma proposta de tracking? Entre em contato que te indicaremos ao especialista adequado para suas necessidades.

 

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