Elasticidade de preço

Teste de Elasticidade de preços – Como fazer?

Autor: Aecio
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Teste de Elasticidade de Preços ajuda a identificar como repassar custos minimizando o impacto nas vendas.

Em épocas de inflação alta, repassar custos ao consumidor é inevitável. É fundamental identificar produtos mais sensíveis a reajuste de preços, e avaliar o repasse que pode ser realizado reduzindo o impacto em vendas de forma significativa.

A elasticidade-preço da demanda (EPP ou EPD) é uma definição que avalia a variação da demanda de acordo com o preço do produto. Na maioria dos casos, quando há aumento de preços, ocorre uma diminuição na demanda.

Muitas metodologias estatísticas são aplicadas para mensurar a elasticidade de preços. A metodologia mais conhecida e utilizada é o Gabor-Granger. Criada nos anos 60, ela pesquisa com o consumidor qual é o nível de aceitação de cada faixa de preço proposta.

A técnica é simples: o produto é apresentado, e cenários são testados para cada participante. O sistema apresenta opções de forma sistemática, até identificar o ponto de desistência do consumidor. Após todos os participantes avaliarem, temos o gráfico com a seguinte visualização:

Gabor–Granger - pricing research | MM Marketing Mind, Research Analytics

Avaliando a rentabilidade em cada faixa de preço estima-se o preço ótimo. Teremos a melhor relação venda x rentabilidade, indicando a faixa de preço recomendada.

Esta técnica é bastante utilizada na AGP Pesquisas. Para lançamento de produtos, testes de protótipos, sempre se recomenda a utilização desta metodologia para identificar o impacto percebido pelo consumidor.

Quer saber mais?
Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais desta metodologia e veja como fazer teste de Elasticidade de Preços com a consultoria da AGP Pesquisas.