Varejo brasileiro opera com uma ruptura de 10% a 12% nas lojas físicas e de 36% no e-commerce

Autor: AGP Pesquisas
Data:

O Café com Varejo180 do mês de dezembro trouxe à tona dados importantes sobre o impacto da ruptura no desempenho do varejo brasileiro. A pesquisa incluiu auditorias em pontos de venda (PDVs) e análise de dados de mercado. Ela revelou que a indisponibilidade de produtos é um dos principais desafios enfrentados pelo setor, afetando diretamente as vendas e a experiência do consumidor.

A ruptura de estoque ocorre quando o produto não está disponível no momento da compra. O Brasil apresenta índices altos e persistentes, de 10-12% nas lojas físicas (Neogrid, 2020-2024) e 36% no e-commerce (Lett E-Commerce report, 2024). Esse aspecto é responsável por 42% das perdas das vendas (ABRAS, 2024).

Os principais motivos que levam à ruptura são: previsões de vendas inadequadas, problemas no fornecimento, dificuldades logísticas e reposição da loja ineficiente.

Auditoria em PDVs

A pesquisa incluiu visitas a 34 supermercados na Grande São Paulo, com foco em categorias estratégicas como iogurtes, bomboniere e salgadinhos. Identificou-se que os iogurtes apresentaram a menor presença média entre as categorias avaliadas, com apenas 29% das lojas disponibilizando os SKUs de maior giro. A categoria de salgadinhos teve 65% de presença.

O estudo também destacou a importância da precificação como um sinalizador de valor e estratégia comercial. Categorias como snacks, iogurtes e doces foram identificadas como altamente sensíveis à variação de preços. Já os produtos premium, como perfumes e dermocosméticos, apresentam menor elasticidade, permitindo maior margem de manobra.

Investimentos em IA

As grandes varejistas já estão implementando e testando ferramentas de IA para melhorar a gestão, enquanto empresas de médio porte ainda tem dificuldade pelo alto investimento e pouca clareza na melhoria dos indicadores. Ocorrem casos também onde a ruptura de estoque é causada pela indústria, que também precisa fazer investimentos em tecnologia para organizar melhor o processo produtivo, comercial e logístico, para garantir que o produto esteja na loja.

Impacto no comportamento do consumidor

A pesquisa mostrou que 58% dos consumidores afirmam que deixam de comprar e frequentar a loja quando não encontram os produtos e marcas de seu interesse (GS1 Brasil, 2025). Dessa forma, a auditoria de PDV é uma ferramenta importante para o varejo e a indústria mapearem a realidade percebida pelo consumidor em todas as regiões do Brasil, independentemente do tipo de loja e do perfil socioeconômico do público.