Teste de conceito

Fazer o teste monádico ou teste comparativo?

Autor: AGP Pesquisas
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O Teste de Conceito existe para avaliar o potencial do lançamento de um novo produto no mercado.  Antes da indústria fazer um lançamento, ela testa com um grupo pequeno de pessoas para avaliar a aceitação deste conceito. Há uma série de aspectos a se avaliar: a escolha do público-alvo, um questionário bem abrangente, entre outros. Porém uma dúvida que sempre surge: fazer o teste monádico ou teste comparativo?

Teste de conceito

 

Mas o que são esses testes?

O teste monádico é a avaliação de um produto isolado, sem comparações. As únicas referências do respondente são as experiências de seu dia a dia. Os participantes são divididos entre os conceitos, e a avaliação final de cada conceito é a média da nota de cada grupo. Existe também o teste monádico sequencial, onde o participante avalia mais de um conceito, sem compará-los.

O teste comparativo, como o nome diz, consiste na comparação entre conceitos distintos. Os participantes avaliam dois ou mais conceitos, e após isso indicam as suas preferências em relação a uma série de atributos de avaliação, como sabor, cor, aparência por exemplo. Além da avaliação individual dos conceitos, a comparação entre os mesmos é determinante no resultado do estudo.

Quando devemos fazer o teste monádico ou teste comparativo?

Recomenda-se o teste monádico pois se aproxima mais da experiência de consumo do público-alvo. As condições são mais realistas, e com isso a avaliação é mais próxima da realidade. A vantagem do teste comparativo é estimular uma avaliação mais precisa, pois facilita a comparação entre os atributos.

Os dois testes possuem suas vantagens e desvantagens, e por isso recomendamos uma avaliação técnica de cada caso para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Entre em contato com a AGP Pesquisas e nossos especialistas estão à disposição para direcionar e orientar a melhor metodologia para o seu negócio!