Teste de Embalagens com Heatmap

Teste de Embalagens com Heatmap

Autor: Aecio
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Teste de Embalagens com Heatmap

Tem lançamentos constantes de produtos, ou revisita suas embalagens de tempos em tempos para tentar chamar mais atenção dos consumidores? Nós temos a pesquisa ideal para suas embalagens!

No Teste de Embalagens com Heatmap podemos solicitar que os consumidores cliquem nos pontos que gostaram (likes) e que não gostaram (dislikes). Além disso, pedimos que cliquem em pontos que poderiam ser eliminados, e podemos inclusive pedir justificativa de cada clique.

Após consolidar os cliques feitos na imagem, conseguimos notar que os pontos com mais cliques ficam com cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), enquanto as regiões com poucos cliques ficam com cores frias (azul e verde), e áreas sem cliques, ficam transparentes. Por isso o nome Heatmap ou Mapa de Calor, quanto mais quente, mais vermelho.

Como é o questionário?

Veja abaixo um exemplo (hipotético) de teste de embalagens com Heatmap, vale ressaltar que não fizemos pesquisa para essa embalagem da Ferrero, mas apenas pegamos uma imagem de banco gratuito para utilizar em nosso exemplo, que você pode inclusive testar através dos links:

Clique aqui para acessar o questionário

Neste link acima, o do questionário, você pode submeter diversas vezes, e no link abaixo, do resultado, você pode observar as mudanças pouco tempo depois. Basta fazer os cliques em áreas que não possuem cliques (como a tampa, a região fora da embalagem, etc. e assim você conseguirá perceber seus cliques.

Clique aqui para acessar o relatório online do Heatmap

Após diversas participações e cliques, a aparência da imagem fica como essa abaixo.Teste de Embalagem

É possível notar que a maior parte dos cliques foram feitos no pão com creme de avelã e na logomarca Nutella, com destaque para os cliques na letra “N” que tem cor diferente das demais letras.

Além do Heatmap, temos como avaliar se a embalagem é clara, se os claims trazem todas as informações de interesse dos consumidores, e portanto se ela desperta desejo de consumo, entre outros pontos.

Podemos também comparar sua embalagem com as embalagens concorrentes, e portanto testar como o consumidor escolheria em uma gôndola virtual. Também podemos pedir para o consumidor indicar onde estava posicionada uma determinada marca após observar a gôndola por alguns segundos, mas isso é tema para um próximo post.

Tem alguma embalagem ou propaganda em que gostaria de testar o Heatmap? Entre em contato, e agende um horário com um de nossos especialistas.

 

Outros tipos de pesquisa e técnicas que utilizamos:

Conjoint

Tracking

Elasticidade de Preço (PSM)

Teste de Produtos Domiciliar (HUT)